sexta-feira, 1 de abril de 2011

Valores que são Importantes


Acredita-se que todos nós somos portadores de valores morais que formam nossa personalidade e nosso caráter. Tais valores são de ordem profissional, pessoal e compõe o indivíduo como um todo.

A manutenção e o constante aprimoramento destes, bem como a identificação de novos valores, caracteriza o modo como somos vistos uns pelos outros.

Há indivíduos que adquirem valores de forma automática, sendo os mesmos repassados pelas pessoas de seu convívio como pais e irmãos, ou  adquiridos no decorrer da vida.

Entretanto, existe uma linha base de valores que é formada juntamente com a consciência de cada um. Este paralelo é muito importante, pois a deturpação de valores éticos e morais tem se tornado uma constante me nossas vidas. ´

Já não basta a ganância exagerada pelo dinheiro, pelo status e pelo fútil. Já não bastam as traições, as mentiras, os insultos, o desrespeito, as calúnias, as injurias... Há sempre de se querer mais.

Falando por mim, não há muito que se fazer para combater o esfacelamento de tais valores. Primeiramente acredito que temos que nos policiar e termos firmes dentro de nós nossos valores, nosso caráter e nossa integridade. Não há nada neste mundo que compre isso. Tendo isso firme, depois temos que por em prática tais características e não ceder às tentações mil que nos são apresentadas a todo instante.

Estando nós firmes em nossas bases, enfrentemos o mundo e suas agruras. Ai em minha modesta análise, temos duas opções. São elas: Enfrentamos o mal ou o ignoramos.

Ultimamente tenho optado por ignorar usando o sentimento de “DESPREZO”. Para mim poucas coisas são tão poderosas como o desprezo. Apesar de o desprezo ser prontamente atacado pela injuria, pela raiva e pela mentira, ele é forte e com a ajuda da paciência sempre acaba levando a melhor. Primeiramente podemos achar o desprezo um aliado da maldade e da covardia, mas não é verdade. O desprezo é um sentimento neutro, usado para o bem e para o mau. Desprezar coisas ruins ou pessoas que nos trazem coisas ruins não é um erro e sim uma necessidade.

Com o uso do desprezo, tenho sofrido ataques em grande escala de pessoas carregadas com grandes quantidades maldade, egoísmos e egocentrismo. O desvio de valores tem se atrelado rotineiramente aos ganhos financeiros, ao egoísmo as pequenas tentações e a uma ganância que não tem tamanho.

Outra alternativa é o enfrentamento. Ai os estragos são imprevisíveis, pois o ódio, a ira e a cólera se sobrepõe a razão e quase sempre o time da maldade acaba ganhando.
Não quero jogar neste time e você?

Pensemos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário